top of page

Organização do Espaço

    

     « (…) O espaço é fundamental para a aprendizagem activa. A criança precisa de espaço para se movimentar, construir, criar, experimentar, experimentar-se, brincar, jogar e levar a cabo os seus empreendimentos (…) »

In Cadernos da Educação, 1988

 

    

      A Sala dos Ursinhos encontra-se dividida em quatro espaços fundamentais:

      - Uma zona de descanso composta por doze berços;

      - Uma zona de higiene composta por uma bancada destinada à muda das fraldas, uma pia, um chuveiro e um balde do lixo. A bancada possuiu pequenos armários onde são guardadas as fraldas, as toalhitas, as toalhas turcas, as chuchas, os biberões de água, entre outros materiais e pertences, respeitantes a cada criança;

      - Uma zona de refeição composta por uma mesa e cadeiras onde as crianças comem, servindo esta, também, para a realização das actividades de expressão plástica;

      - Uma zona de lazer composta por um tapete e almofadas. Pode-se, ainda, encontrar alguns brinquedos diversificados entres outros materiais educativos;

 

 

Funcionalidade do Espaço

 

      O espaço é muito funcional visto que apartir de qualquer ponto da sala a educadora e as auxiliares têm uma visão global das crianças, sendo isto essencial na valência creche. 

      Saliente-se que as quatro zonas em que se divide a sala são apropriadas para cada momento da rotina diária.

      Outro aspecto fundamental, é  facto de que o chão é o apropriado para as crianças que começam agora a andar e a temperatura amena resulta no bem estar das crianças.

 

 

Decoração

 

      A Sala dos Ursinhos é caracterizada por uma decoração simples e agradável.

      Esta é composta por dois placares. Um que contém o quadro de aniversários de todas as crianças da sala e, outro que contém todos os trabalhos realizados por estas.

      Encontramos, ainda, à entrada da sala, o quadro dos recados e das informações que têm como principal objectivo dar a conhecer aos pais, as faltas, a planificação, a lista das crianças, o quadro da alimentação, das defecções, da medicação, entre outros.

     É de salientar que a decoração da sala é da responsabilidade e autoria da educadora com a colaboração das auxiliares.

      Desta forma, constata-se que é graças à harmonia, simplicidade decorativa e à boa organização do espaço que se verifica um bom funcionamento e organização da Sala dos Ursinhos.

 

 

Recursos Humanos

 

      Na sala dos Ursinhos encontramos uma equipa de trabalho composta pela educadora e por duas auxiliares.

     À educadora cabe a responsabilidade do trabalho pedagógico, sendo que às auxiliares cabe o papel de apoio às actividades com as crianças, a manutenção dos materiais da sala e a atenção às doze crianças.

 

 

Horários Laborais

 

     Educadora Fátima: Das 8:00h às 12:00H e das 14:00h às 14:00h, sendo que  as horas não lectivas são realizadas às sextas-feiras.

     Auxiliares Nina e Gorete: uma trabalha das 8:30h às 12:30h e das 13:30 às 17:00h e a outra auxiliar das 9:30h às 13:30h e das 15:30h às 18:30h, sendo que estes horários são rotativos, por semana, entre as auxiliares.

 

 

Referências Bibliográficas:

      Caires, F. (2013). Projecto Curricular de Turma. Funchal.

 

Caracterização da Sala

bottom of page